Páginas

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Vilões e mocinhos da dieta


Todo início de regime é a mesma história: as pessoas começam a olhar as calorias dos alimentos, a quantidade de sódio e eliminam da lista os produtos que apresentam maior quantidade desses itens. Mas, você sabe ao certo quais alimentos são diets e quais são comuns estarem da dieta, mas que não são tão saudáveis assim? O Além da Beleza fez esse levantamento para que sua dieta seja certeira. Papel e caneta na mão para anotar as dicas preciosas da nutróloga Liliane Oppermann.

Eles são vilões, sim
Iogurte com baixo teor de gordura: rico em proteína e cálcio, o produto contém quantidades chocantes de açúcar. Algumas marcas adicionam 30 ou mais gramas de frutose, sacarose, ou de outros adoçantes.

Carboidratos refinados: evite alimentos que contenham farinha refinada, açúcar, gorduras processadas, corantes, aromatizantes e conservantes. Eles passam por um processamento que remove minerais, como o zinco e o magnésio, dos quais o corpo precisa para metabolizar carboidratos da forma apropriada. Alimentos integrais, mesmo com mais de um tipo de grão, podem ter sido feitos de grãos refinados - como farinha branca - que tem menos fibras e muitos nutrientes. Escolha o produto com mais fibras.

Saladas prontas: um mix de folhas verdes acompanhado de muito molho, croutons e queijos. Apesar de parecer inofensiva, a refeição pode esconder várias calorias. É preciso evitar ao máximo esses molhos para saladas, porque, na maioria das vezes, são riquíssimos em gordura e sódio, o que é ruim para a saúde e para a manutenção do peso.

Sal: em excesso, ele eleva a pressão arterial e pode provocar hipertensão, derrames, ataques cardíacos e danos renais. Evite ao máximo o abuso do alimento.

Barras de cereal: quem gosta dessa opção para o lanche precisa ficar atento na hora da compra, pois, com tantas variações do alimento, é difícil resistir àquelas com cobertura de chocolate, por exemplo. As nutricionistas aconselham optar por versões com maior quantidade de fibras e que sejam livres de açúcar, gordura vegetal ou chocolate. As barras de cereal com pedaços de fruta também são uma boa alternativa.

Podem ser os mocinhos
Macarrão integral: com elevado teor de fibras, apresenta índice glicêmico baixo, evitando pico de insulina e diminuindo o acúmulo de gorduras, além de promover maior tempo de saciedade. Por não conter ovos, especialmente o alimento elaborado com farinha de trigo integral, não contém colesterol.

Leite integral: somente esse tipo de leite contém as vitaminas lipossolúveis A e D. As versões desnatadas, se não forem enriquecidas, perdem estas vitaminas – essenciais para a saúde dos olhos e dos ossos. Também contém boas quantidades de ácido linoleico, substância que ajuda na redução da gordura abdominal.

Feijão (e outras leguminosas): tem elevado teor de proteínas, rico em fibras solúveis e insolúveis, rico em tiamina (B1), que é essencial na formação de acetilcolina, importante neurotransmissor. Rico em ferro, ácido fólico e magnésio, nutrientes que atuam na prevenção de doenças do coração. O alimento contribui para a sensação de saciedade, fato que ajuda no processo de emagrecimento.

Alimentos light e diet
Alimento diet é aquele produzido industrialmente e que apresenta ausência ou quantidades bem reduzidas de determinados nutrientes (carboidratos, açúcar, sal, lactose e gordura). Nem sempre os alimentos diets apresentam baixas calorias. São criados para pessoas que devem seguir uma dieta baseada na restrição ou redução de um determinado nutriente. Já os produtos lights são aqueles produzidos com redução de, no mínimo, 25% do valor calórico se comparado ao produto tradicional. São também considerados lights àqueles que reduzem, no mínimo, 25% de determinados nutrientes (gordura saturada, gordura total, açúcar, colesterol, sódio).

Créditos
Nutróloga Liliane Oppermann

Nenhum comentário:

Postar um comentário