Páginas

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Decoração colorida


Cores trazem alegria, felicidade e bem-estar para qualquer casa ou ambiente. Confira abaixo 10 dicas de como potencializar todas as nuances e tons em seu lar:



1. Pedras de cor
Você pode criar um mosaico de cores gastado pouco, basta passar em um cemitério de azulejos. Lá, você poderá escolher entre diversas cores e formatos. Só tome cuidado na hora da aplicação, já que eles podem ter espessuras diferentes.
Projeto Mariana Teixeira, Foto Sidney Doll.
2. Novo de novo
Que tal restaurar aquele móvel antigo pintando-o de uma cor bem chamativa? Além de reaproveitar a peça, tornando-a o centro das atenções, você pode dar novos ares ao ambiente que desejar.

3. De dia...
Deixar a luz quando o assunto for cor. A luz natural favorece a reprodução de nuances, deixando o ambiente mais brilhante do que nunca. Invista em janelas grandes, com cortinas leves e dê boas-vindas à luz.
Projeto Bia Pupo, Foto Sidney Doll.
4. … e de noite
Não é sempre que é possível contar com o sol, então a escolha da lâmpada certa também é decisiva para colorir. Opte pelas luzes mais brancas e frias, que têm um IRC (Índice de Reprodução de Cores) maior. Assim as tonalidades serão reproduzidas mais fielmente.

5. Para ler e decorar
Não tem dinheiro para investir na pintura das paredes? Que tal usar aquela coleção de livros e revistas como elemento de decoração. Muitas publicações trazem lombadas coloridas, você só precisará ter disposição para reorganizá-las na estante.


 
6. Pintando com madeira
Nem só de tinta vive a cor. Você também pode investir em outras opções de materiais. Revestimentos e tapetes são uma boa opção que fogem do comum. A laca da foto acima, por exemplo, pode ser encontrada em diversas tonalidades e níveis de brilho.
Produção Cristiane Alberto, Foto Ricardo Novelli.
7. Sem erro
Se você está com um pé atrás ou com medo de não gostar da tonalidade, faça um teste. Você pode pintar quadrados com as candidatas à nova cor em uma parede para compará-las e ver quantas demãos de tinta será preciso para alcançar o tom tão almejado.
8. A vez do tecido
Gostou de uma estampa ou cor em tecido? Então, aplique-o nos móveis e acessórios da sua casa. Você pode criar capas para almofadas, estofados e até mesmo aplicar tecido em móveis (veja um passo-a-passo AQUI).
Projeto Rodrigo Rodrigues, Foto Alexandre Dotta.

9. Ligado nas combinações
Cada tom tem suas cores complementares e harmônicas. Mais do que uma questão de gosto ou estilo, essas pequenas regras são decisivas para o conforto visual e a plenitude no uso das cores. Diversos fabricantes de tinta disponibilizam simuladores em seções específicas de seus sites e quiosques em lojas especializadas.

10. Sabendo um pouco mais
Conhecimento nunca é demais. Se você quer entender um pouco mais sobre cor, há cursos disponíveis gratuitamente na internet. Clique AQUI para acessar uma opção. Se você não dispõe de tempo, sempre há a possibilidade de contratar ajuda profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário